a) Sobre a defasagem
Em razão do nosso grupo haver escolhido a princípio a Escola “Julieta Deps Tallon” , a ela fizemos todo um comparativo , muito embora como já dissemos anteriormente , ela está posicionada na intermediária 9º (nono) lugar
6º ano :
110 alun@s
19 defsad@s = 17,27%
7º ano ;
044 alun@s
013 defasad@s = 29,55%
8º ano :
072 alun@s
019 defasad@s = 26,39 %
9º ano:
033 alun@s
008 defasad@s = 24,24 %
nos 04 anos
259 alun@s
059 defasados = 22,78%
b) Sobre a variação do número de alun@s ano –a- ano (série)
do 6º ano para o 7º ano ( 110 para 44 = -66 ( redução de ) 60,00%
do 6º ano para o 8º ano ( 110 para 72 = -38 ( redução de ) 34,55%
do 6º ano para o 9º ano ( 110 para 33 = - 77 (redução de ) 70,00%
do 7º ano para o 8º ano ( 044 para 72 = + 28 (acréscimo de) 63,63%
do 7º ano para o 9º ano (044 para 33 = - 11 (redução de ) 25,00%
do 8º ano para o 9º ano ( 072 para 33) = - 39 (redução de) 54,16%
Concluindo
Embora a escola “Julieta Deps Tallon” se encontre na linha intermediária, 9ª colocada no critério defasagem , 22,78 %, significa que para cada 5 alun@s (um pouco acima) um/a se encontra em defasagem
No que concerne á variação quantitativa de alun@s, termos uma variação de 70% entre os que iniciam o 6º (sexto) ano e os do 9º ano, ou seja que findam o ensino fundamental é simplesmente inaceitável (absurdo ou qualquer outra denominação que se queira dar. O mesmo podemos falar acerca das variações de 6º para 7º , 60 %; 8º para 9º 54,16 %
Registre-se, porém o crescimento, de 7º para 8º de 63,63%.
Findando :
Tenho entendimento que muito podemos e poderemos, contribuir com a secretaria municipal de educação e principalmente com as escolas existentes em nossos bairros , pois precisamos entender que o direito à educação , que vai muito além de apenas freqüentar escola , mas de aprender, é direito de nossas crianças, adolescentes , jovens, e aqueles que não puderam ou quiseram estudar de acordo com a sua idade, e nós temos o “dever de contribuir para assegurar-lhes este direito.
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