BEM-VINDOS!!!





Sejam bem-vindos ao Blogfólio "Educação e Igualdade" da Especialização de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça do Pólo de Cachoeiro de Itapemirim/ES.




domingo, 24 de julho de 2011

JUSTIFICATIVA - POR QUE ESCOLHEMOS A ESCOLA “JULIETA DEPS TALLON ?"

1-      Ela se encontra no mais populoso bairro da cidade mais populosa da região sul, e predomina cidadãs (aos) negr@s ;
2-      O bairro tem riqueza cultural religiosa de matriz africana, muito embora o “cristianismo” seja majoritário, com 4 comunidades católicas e acima de 50 templos evangélicos, de forma prevalente neo-pentecostal;
3-      Sob o ponto de vista especìficamente cultural o bairro é dotado do “Bate-Flecha” de origem afro, e de “folia de reis”, popularização de festa cristã católica- apostólica –romana;
4-      O bairro foi contemplado pelo poder público municipal em 2011 com um “ponto de cultura”(biblioteca) posto sobre a laje de um centro da religião de matriz africana (umbanda) ;
5-      Na avaliação do IDEB 2009, apresentado em 2010, a escola foi penúltima colocada entre as escolas espírito-santenses;
6-      Críamos ( os números que buscamos junto à secretaria municipal de educação no que se refere á defasagem idade- ano de curso – não possuem indicadores de evasão –provou-nos diferente , ver anexo  sob o título defasagem escolar ) que dentre as escolas municipais ela seria aquela que proporcionalmente apresentaria o maior número de evadid@s;
7-       No que se respeita ao tema central escolhido,um dos componentes do nosso grupo (Manoel) informou-nos que no período em que exercia a função de conselheiro tutelar em 2006 ou 2007, recebeu a visita de pedagoga recém contratada pela escola “Julieta Deps Tallon” que ao observar o índice de evasão da escola dispôs-se a contatá-l@s e a seus/suas responsáveis , fazendo-@s retornar a escola desagradando a maioria d@s professores/as;
8-      De acordo com indicadores (ver pág.5 do 2º texto da unidade III do módulo I do Curso GPPGER, que também citamos na justificativa do eixo temático,item 3 ), ao lado da repetência (defasagem idade/ano de curso) a evasão escolar se dá com maior freqüência entre adolescentes, de ambos os sexos,  afro-descendentes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário