BEM-VINDOS!!!





Sejam bem-vindos ao Blogfólio "Educação e Igualdade" da Especialização de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça do Pólo de Cachoeiro de Itapemirim/ES.




BIBLIOGRAFIA

Domingo, 24 de julho de 2011


BASE BIBLIOGRÁFICA




             GERAL (tanto para questões de gênero como raciais)

1- Declaração Universal dos Direitos Humanos
 (conforme texto II,da unidade II, mód.I, pagina 1)
 (conforme texto III, da Unidade III, mód.I, pág,1)

  2- Pacto Internacional de Direitos Econômicos,sociais e culturais, aprovado pela assembléia geral da ONU em 16/12/66
(constante (citado) do texto I, da Unidade I do módulo I, pág.2)
Submetido em seguida à ratificação dos Estados-Membros. O Brasil somente aderiu em 24/01/92, entrando em vigência em 24/04/92


3-Convenção Americana sobre Direitos Humanos :Pacto de San José da Costa Rica, de 22/11/1969.
   Submetido em seguida à ratificação dos Estados-Membros. O Brasil somente aderiu em 24/01/92, entrando em vigência em 24/04/92
    Constante (citado) no texto I, da Unidade I do módulo I, pág.2 




4- Constituição da República Federativa do Brasil – 05/10/88

5 – Estatuto da Criança e do Adolescente –  lei nº 8069 de 13/07/1990
 

- Conferência Mundial dos Direitos Humanos (1993 em Viena)/Programa de Ação da Conferência
        ( constante do texto II da unidade II, mód.I , pág.4)

6- Lei de Diretrizes e Bases da educação – 1996 (Lei 9394/96)

(Constante da Unidade III, do mód.I, texto V, pág.6)

7- Programa(I,II,III) Nacional de Direitos humanos
Roland, Edna. Gênero e Raça e a Promoção da Igualdade. Brasília: Programa Nacional de Direitos Humanos, 1999.
   ( Constante da Bibliografia da Unidade II, do módulo I
8- Sistema Nacional de educação

9- Plano Nacional de Educação –PNE – 2011-2020



10- Sistema estadual de educação

11- Plano Estadual de educação

12- Sistema municipal de educação

13 – Plano Municipal de educação

14 – Projeto Político Pedagógico da Escola “Julieta Deps Tallon “

15 -        Objetivos do Milênio -ODM
              www.pnud.org.br/odm/
            (Constante da Unidade II do módulo I, texto V, pág.2)


Souza, Lorena Francisco de & RATTS, Alecsandro. Gênero Raça Educação e Ascensão Social: as professoras negras e suas trajetórias socioespaciais. Trabalho apresentado no 1º Seminário Nacional de Trabalho e Gênero, 2003.
      (Constante da Bibliografia da Unidade II do módulo I)

Cadernos Pagu. Raça e Gênero, 6/7, Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, Campinas, São Paulo, 1996.
             ( constante da Bibliografia da Un.II do mód.I )

Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio –PNAD
               http://www.ibge.gov.br
               (constante da Unidade II, do módulo I, texto V, pág. 3)
       
  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
              ( constante da unidade III, do módulo I, texto I, pág.1)


                              ÉTNICORRACIAL


                
1- I Convenção Internacional para eliminação de todas as formas de Discriminação Racial (ICERID) – 1965 .
               Para acessar o quadro comparativo entre as recomendações do comitê sobre a eliminação da discriminação racial (1996) ao informe brasileiro (1996) e o relatório brasileiro subseqüente (2003),

   Portal.mj.gov.br/.../conv_int_eliminacao_disc_racial.htm

2- Conferência mundial de combate ao racismo, Discriminação racial, xenofobia e discriminações correlatas e Plano de Ação (Durban, Àfrica do Sul, 2001)
       (constante no texto II, da Unidade II, mod.I, pág.4
       (Constante da Unidade III, unidade III, mod.I, pág.1)

3- Lei 10.639/03- que torna obrigatório a educação para as relações étnicorraciais e o ensino da cultura e história africana e afro-btasileira
(constante da Unidade III, do mód.I, texto V, pág.6)
  


4-      Parecer nº 03/2004 do CNE – sobre a lei 10.639/03


5-      Resolução nº 01/2004 do CNE- Regulamenta a Lei 10.639/03
        Portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf

6-      Plano  Nacional de  implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicorraciais para o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana - 2008
    

7-      Plano Nacional  de Promoção da Igualdade Racial –PLANAPIR –


            
8-      Estatuto da Igualdade Racial –
           
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio da escola. São Paulo: Editora Contexto, 2000.
       (Constante da bibiografia da Um.III, do módulo I)

MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da Primeira República. Cuiabá: Entrelinhas/EdUFMT, 2008.
              (Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)

- Carvalho , José Jorge de : Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São paulo .Ed.Attar,2005 . Uma avaliação de ação afirmativa no ensino superior
  (constante na unidade III, do mód.I, texto IV, pág.6)


INICIATIVAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
               Coleção “Educação para todos” – Secad/MEC
              www.dominiopublico.gov.br
               Sugestões :

a)      Volume 02 :Educação antirracista:caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03
b)      Volume 05 : Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas

                 c)Volume 24: Série Avaliação nº 7:Diversidade na Educação :Experiências de formação continuada de professores

c)                       Volume 27 : Juventude: outros olhares sobre a diversidade
d)     Volume 29: O Programa Diversidade na Universidade e a construção de Uma Política Educacional Antirracista
e)      Volume 30: Acesso e permanência da população negra no ensino Superior 

(Constante da Unidade III, do Módulo I, texto IV, pág.5)

           
  Coleção “ A Cor da Cultura “ – MEC/SECADE
         www.acordacultura.org.br

       “Carta dos 113” contra as cotas no ensino superior – Ali Kamel, chefe de jornalismo da Rede Globo

       (constante da Unidade III, do módulo I, texto IV, página 1)
      Resultados positivos sobre os “cotistas “Universitários .

       Consultar os estudos feitos por Hosana Heringer. “Mapeamento das ações e discursos de combate Às desigualdades Raciais no Brasil”.Estudos Afro-asiáticos,ano 23,nº2:291-334,2001;Vera Lúcia Benedito.Acesso e permanência da População Negra no Ensino Superior, (2005:340-362);Maria Auxiliadora Lopes e Maria Lúcia Braga (orgs).Ministério da educação/secretaria da educação continuada e da diversidade, UNESCO 2007
(constante da Unidade III, do módulo I, Texto IV, pág. 2)


      Premio Educar para a Igualdade Racial (5ª  edição)
        www.ceert.org.br
          (Constante da Unidade III, do mód. I, texto IV, pág. 5)

       Preparo de negr@s para a Universidade
            Organizado por uma organização feminista negra
            (constante da Unidade III, do módulo I, Texto IV, pág.5

BENEDITO, Vera Lúcia. Universidade Plural, País de Cidadãos: Ações Afirmativas desafiando paradigmas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. In: LOPES, Maria Auxiliadora & BRAGA, Maria Lúcia de Santana (orgs.). Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / Unesco, 2007. p. 113-142.


PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno: relações raciais e o sistema educacional brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
               (constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)

PETRUCELLI, José Luís. O Mapa da Cor no Ensino Superior. Programa Políticas na Cor na Educação Brasileira, Série Ensaios & Pesquisa, 1. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.
                (constante da Bibliografia da Unidade III, do módulo I )



                                             GÊNERO


1-Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação a Mulher (1979) –CEDAW/Organizações das Nações Unidas-ONU
          Os documentos que  compõem a memória do processo de avaliação do VI relatório Periódico do Brasil ao Comitê da Convenção -CEDAW, período 2001-2005 em http://sistemas.clam.org.br/biblioteca/?q=node/418
 (Constante da Unidade III, do mód.I, texto III, pág. 2)

2- Plano Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Presidência da República, Brasília - DF, 2005.
                    (constante da bibliografia Unidade II do mód.I)
         (Constante da unidade III do módulo 1, texto 1, pág.2)

     Capitulo 2 – Educação inclusiva e não sexista



 3 - INICIATIVAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
               Coleção “Educação para todos” – Secad/MEC
              www.dominiopublico.gov.br
               Sugestões :
   
       Volume 07: Educação como Exercício de Diversidade
         Volume 10: Olhares feministas
         Volume 25: Diversidade na educação
         Volume 33: Diversidade sexual na educação
    


FRASER, Nancy. Políticas feministas na era do conhecimento: uma abordagem bidimensional da justiça de gênero. In: BRUSCHINI, Cristina & UNBEHAUM, Sandra (orgs.) Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Editora 34, 2002.
_________. Reconhecimento sem ética. In: SOUZA, Jessé & MATTOS, Patrícia (orgs.). Teoria Crítica no século XXI. São Paulo: Anablume, 2007. p.113-140.
        (Constante da bibliografia da Un.I, do mód.I ) 


Rosemberg, Fúlvia. Educação formal, Mulher e Gênero. Scielo – Brasil. Revista Estudos Feministas (ISSN 0104.026X versão impressa), Florianópolis, v. 9, no 2, 2001.
    (Constante da bibliografia da Unidade II do módulo I )

Rosemberg, Fúlvia. Educação formal, Mulher e Gênero. Scielo – Brasil. Revista Estudos Feministas (ISSN 0104.026X versão impressa), Florianópolis, v. 9, no 2, 2001.
    (Constante da bibliografia da Unidade II do módulo I )
Carneiro, Sueli. A Batalha de Durban. Revista Estudos Feministas, nº 209, 2002.



Farah, Marta Ferreira Santos. Gênero e Políticas Públicas. Estudos Feministas, Florianópolis, 12(1):47.71, jan.-abril 2001.
             (constante da bibliografia da Un.II do mód.I )

Heilborn, Maria Luiza. Gênero e Condição Feminina: uma abordagem antropológica. In: Mulher e Políticas Públicas, IBAM/UNICEF.
                    (constante da bibliografia da Un.II do mód.I)

Woortmann, Klaas. A Família das Mulheres. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1987.
                         (constante da bibliografia da Unidade II do módulo I)





                     MERECEM APRECIAÇÃO

___________. A organização nacional das Mulheres Negras e as perspectivas políticas. Cadernos Geledès, nº 4, São Paulo, Geledès Instituto da Mulher Negra, Programa de Comunicação, nov. 1993.
            (constante da bibliografia da Un.II do mód.I)



__________. Cultura, Etnicidade e Trabalho. Efeitos linguísticos e políticos da exploração da Mulher Negra. Comunicação apresentada nº 8. Encontro Nacional da Latin American Studies Association, Pittsburg, 5 a 7 de abril de 1979.
               (constante da bibliografia da Un.II, do mód.I )


Marcha Mundial das Mulheres –
  (constante (citado) no texto IV, da Unidade I, mód.I, pág.4)


Plano Nacional de Trabalho DECENTE- PNTD


    


Bourdieu, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
         (Constante da Un.II, do mód.I )


SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, dez. 2006
        (constante da bibliografia da unidade I do ´mód.1)



Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
            (constante da bibliografia da Un.II do mód.I)


Junqueira, Luciano A. Prates. Articulações entre o serviço público e o cidadão. Painel: A qualificação de profissionais na interface serviço público/cidadão, X Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Santiago, Chile, 18-21 out. 2005.
                (Constante da Bibliografia da Un.II do mód.I)

LÉvi-Strauss, Claude. Raça e História. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
                  (constante da bibliografia da unidade II do mód.I)



DICIONÁRIO UNESP DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. São Paulo: UNESP, 2004.
               Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)


__________. Educação e desigualdade social. São Paulo: Loyola, 1984.
                (Constante da bibliografia da Un.III do Mód.I)


SANTOS, Boaventura Sousa. A construção intercultural da igualdade e da diferença. In: _____. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
                  (constante da Bibliografia da Unidade III d Mód.I)


CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
          ( Constante da bibliografia da Un.I, do mód.I )

Fanon, Frantz. Pele negra, máscara branca. Rio de Janeiro: Fator, 1980.
          (constante da Bibliografia da Un. II do mód.I)

DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: Política Social e Racial no Brasil, 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
                          (constante da bibliografia da Unidade III do Módulo I)

LESSER, Jeffrey. Legislação Imigratória e dissimulação racista no Brasil (1920-1934). Arché, vol. 3, n° 8: 79-98, 1994.
                            Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)

As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição
Autores : Luciana Jaccoud, Rafael Osório, Sérgio Soares
Mário Teodoro (org)  
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – novembro de 2008

Orientações e Ações para a educação das relações étnico-raciais 
 Secretaria  de educação continuada, alfabetização e Diversidade –SECAD
 Brasília- 2010