Domingo, 24 de julho de 2011
BASE BIBLIOGRÁFICA
GERAL (tanto para questões de gênero como raciais)
1- Declaração Universal dos Direitos Humanos
(conforme texto II,da unidade II, mód.I, pagina 1)
(conforme texto III, da Unidade III, mód.I, pág,1)
2- Pacto Internacional de Direitos Econômicos,sociais e culturais, aprovado pela assembléia geral da ONU em 16/12/66
(constante (citado) do texto I, da Unidade I do módulo I, pág.2)
Submetido em seguida à ratificação dos Estados-Membros. O Brasil somente aderiu em 24/01/92, entrando em vigência em 24/04/92
3-Convenção Americana sobre Direitos Humanos :Pacto de San José da Costa Rica, de 22/11/1969.
Submetido em seguida à ratificação dos Estados-Membros. O Brasil somente aderiu em 24/01/92, entrando em vigência em 24/04/92
Constante (citado) no texto I, da Unidade I do módulo I, pág.2
4- Constituição da República Federativa do Brasil – 05/10/88
5 – Estatuto da Criança e do Adolescente – lei nº 8069 de 13/07/1990
- Conferência Mundial dos Direitos Humanos (1993 em Viena)/Programa de Ação da Conferência
( constante do texto II da unidade II, mód.I , pág.4)
6- Lei de Diretrizes e Bases da educação – 1996 (Lei 9394/96)
(Constante da Unidade III, do mód.I, texto V, pág.6)
7- Programa(I,II,III) Nacional de Direitos humanos
Roland, Edna. Gênero e Raça e a Promoção da Igualdade. Brasília: Programa Nacional de Direitos Humanos, 1999.
( Constante da Bibliografia da Unidade II, do módulo I
8- Sistema Nacional de educação
9- Plano Nacional de Educação –PNE – 2011-2020
10- Sistema estadual de educação
11- Plano Estadual de educação
12- Sistema municipal de educação
13 – Plano Municipal de educação
14 – Projeto Político Pedagógico da Escola “Julieta Deps Tallon “
15 - Objetivos do Milênio -ODM
(Constante da Unidade II do módulo I, texto V, pág.2)
Souza, Lorena Francisco de & RATTS, Alecsandro. Gênero Raça Educação e Ascensão Social: as professoras negras e suas trajetórias socioespaciais. Trabalho apresentado no 1º Seminário Nacional de Trabalho e Gênero, 2003.
(Constante da Bibliografia da Unidade II do módulo I)
Cadernos Pagu. Raça e Gênero, 6/7, Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, Campinas, São Paulo, 1996.
( constante da Bibliografia da Un.II do mód.I )
Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio –PNAD
(constante da Unidade II, do módulo I, texto V, pág. 3)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
( constante da unidade III, do módulo I, texto I, pág.1)
ÉTNICORRACIAL
1- I Convenção Internacional para eliminação de todas as formas de Discriminação Racial (ICERID) – 1965 .
Para acessar o quadro comparativo entre as recomendações do comitê sobre a eliminação da discriminação racial (1996) ao informe brasileiro (1996) e o relatório brasileiro subseqüente (2003),
Portal.mj.gov.br/.../conv_int_eliminacao_disc_racial.htm
2- Conferência mundial de combate ao racismo, Discriminação racial, xenofobia e discriminações correlatas e Plano de Ação (Durban, Àfrica do Sul, 2001)
(constante no texto II, da Unidade II, mod.I, pág.4
(Constante da Unidade III, unidade III, mod.I, pág.1)
3- Lei 10.639/03- que torna obrigatório a educação para as relações étnicorraciais e o ensino da cultura e história africana e afro-btasileira
(constante da Unidade III, do mód.I, texto V, pág.6)
4- Parecer nº 03/2004 do CNE – sobre a lei 10.639/03
5- Resolução nº 01/2004 do CNE- Regulamenta a Lei 10.639/03
Portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf
6- Plano Nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicorraciais para o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana - 2008
7- Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial –PLANAPIR –
8- Estatuto da Igualdade Racial –
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio da escola. São Paulo: Editora Contexto, 2000.
(Constante da bibiografia da Um.III, do módulo I)
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da Primeira República. Cuiabá: Entrelinhas/EdUFMT, 2008.
(Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)
- Carvalho , José Jorge de : Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São paulo .Ed.Attar,2005 . Uma avaliação de ação afirmativa no ensino superior
(constante na unidade III, do mód.I, texto IV, pág.6)
INICIATIVAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Coleção “Educação para todos” – Secad/MEC
Sugestões :
a) Volume 02 :Educação antirracista:caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03
b) Volume 05 : Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas
c)Volume 24: Série Avaliação nº 7:Diversidade na Educação :Experiências de formação continuada de professores
c) Volume 27 : Juventude: outros olhares sobre a diversidade
d) Volume 29: O Programa Diversidade na Universidade e a construção de Uma Política Educacional Antirracista
e) Volume 30: Acesso e permanência da população negra no ensino Superior
(Constante da Unidade III, do Módulo I, texto IV, pág.5)
Coleção “ A Cor da Cultura “ – MEC/SECADE
“Carta dos 113” contra as cotas no ensino superior – Ali Kamel, chefe de jornalismo da Rede Globo
(constante da Unidade III, do módulo I, texto IV, página 1)
Resultados positivos sobre os “cotistas “Universitários .
Consultar os estudos feitos por Hosana Heringer. “Mapeamento das ações e discursos de combate Às desigualdades Raciais no Brasil”.Estudos Afro-asiáticos,ano 23,nº2:291-334,2001;Vera Lúcia Benedito.Acesso e permanência da População Negra no Ensino Superior, (2005:340-362);Maria Auxiliadora Lopes e Maria Lúcia Braga (orgs).Ministério da educação/secretaria da educação continuada e da diversidade, UNESCO 2007
(constante da Unidade III, do módulo I, Texto IV, pág. 2)
Premio Educar para a Igualdade Racial (5ª edição)
(Constante da Unidade III, do mód. I, texto IV, pág. 5)
Preparo de negr@s para a Universidade
Organizado por uma organização feminista negra
(constante da Unidade III, do módulo I, Texto IV, pág.5
BENEDITO, Vera Lúcia. Universidade Plural, País de Cidadãos: Ações Afirmativas desafiando paradigmas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. In: LOPES, Maria Auxiliadora & BRAGA, Maria Lúcia de Santana (orgs.). Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / Unesco, 2007. p. 113-142.
PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno: relações raciais e o sistema educacional brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
(constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)
PETRUCELLI, José Luís. O Mapa da Cor no Ensino Superior. Programa Políticas na Cor na Educação Brasileira, Série Ensaios & Pesquisa, 1. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.
(constante da Bibliografia da Unidade III, do módulo I )
GÊNERO
1-Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação a Mulher (1979) –CEDAW/Organizações das Nações Unidas-ONU
Os documentos que compõem a memória do processo de avaliação do VI relatório Periódico do Brasil ao Comitê da Convenção -CEDAW, período 2001-2005 em http://sistemas.clam.org.br/biblioteca/?q=node/418
(Constante da Unidade III, do mód.I, texto III, pág. 2)
2- Plano Nacional de Políticas para as Mulheres – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Presidência da República, Brasília - DF, 2005.
(constante da bibliografia Unidade II do mód.I)
(Constante da unidade III do módulo 1, texto 1, pág.2)
Capitulo 2 – Educação inclusiva e não sexista
3 - INICIATIVAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Coleção “Educação para todos” – Secad/MEC
Sugestões :
Volume 07: Educação como Exercício de Diversidade
Volume 10: Olhares feministas
Volume 25: Diversidade na educação
Volume 33: Diversidade sexual na educação
FRASER, Nancy. Políticas feministas na era do conhecimento: uma abordagem bidimensional da justiça de gênero. In: BRUSCHINI, Cristina & UNBEHAUM, Sandra (orgs.) Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Editora 34, 2002.
_________. Reconhecimento sem ética. In: SOUZA, Jessé & MATTOS, Patrícia (orgs.). Teoria Crítica no século XXI. São Paulo: Anablume, 2007. p.113-140.
_________. Reconhecimento sem ética. In: SOUZA, Jessé & MATTOS, Patrícia (orgs.). Teoria Crítica no século XXI. São Paulo: Anablume, 2007. p.113-140.
(Constante da bibliografia da Un.I, do mód.I )
Rosemberg, Fúlvia. Educação formal, Mulher e Gênero. Scielo – Brasil. Revista Estudos Feministas (ISSN 0104.026X versão impressa), Florianópolis, v. 9, no 2, 2001.
(Constante da bibliografia da Unidade II do módulo I )
Rosemberg, Fúlvia. Educação formal, Mulher e Gênero. Scielo – Brasil. Revista Estudos Feministas (ISSN 0104.026X versão impressa), Florianópolis, v. 9, no 2, 2001.
(Constante da bibliografia da Unidade II do módulo I )
Carneiro, Sueli. A Batalha de Durban. Revista Estudos Feministas, nº 209, 2002.
Farah, Marta Ferreira Santos. Gênero e Políticas Públicas. Estudos Feministas, Florianópolis, 12(1):47.71, jan.-abril 2001.
(constante da bibliografia da Un.II do mód.I )
Heilborn, Maria Luiza. Gênero e Condição Feminina: uma abordagem antropológica. In: Mulher e Políticas Públicas, IBAM/UNICEF.
(constante da bibliografia da Un.II do mód.I)
Woortmann, Klaas. A Família das Mulheres. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1987.
(constante da bibliografia da Unidade II do módulo I)
MERECEM APRECIAÇÃO
___________. A organização nacional das Mulheres Negras e as perspectivas políticas. Cadernos Geledès, nº 4, São Paulo, Geledès Instituto da Mulher Negra, Programa de Comunicação, nov. 1993.
(constante da bibliografia da Un.II do mód.I)
__________. Cultura, Etnicidade e Trabalho. Efeitos linguísticos e políticos da exploração da Mulher Negra. Comunicação apresentada nº 8. Encontro Nacional da Latin American Studies Association, Pittsburg, 5 a 7 de abril de 1979.
(constante da bibliografia da Un.II, do mód.I )
Marcha Mundial das Mulheres –
(constante (citado) no texto IV, da Unidade I, mód.I, pág.4)
Plano Nacional de Trabalho DECENTE- PNTD
Bourdieu, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
(Constante da Un.II, do mód.I )
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, dez. 2006
(constante da bibliografia da unidade I do ´mód.1)
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
(constante da bibliografia da Un.II do mód.I)
Junqueira, Luciano A. Prates. Articulações entre o serviço público e o cidadão. Painel: A qualificação de profissionais na interface serviço público/cidadão, X Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Santiago, Chile, 18-21 out. 2005.
(Constante da Bibliografia da Un.II do mód.I)
LÉvi-Strauss, Claude. Raça e História. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
(constante da bibliografia da unidade II do mód.I)
DICIONÁRIO UNESP DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. São Paulo: UNESP, 2004.
Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)
__________. Educação e desigualdade social. São Paulo: Loyola, 1984.
(Constante da bibliografia da Un.III do Mód.I)
SANTOS, Boaventura Sousa. A construção intercultural da igualdade e da diferença. In: _____. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
(constante da Bibliografia da Unidade III d Mód.I)
CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
( Constante da bibliografia da Un.I, do mód.I )
Fanon, Frantz. Pele negra, máscara branca. Rio de Janeiro: Fator, 1980.
(constante da Bibliografia da Un. II do mód.I)
DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: Política Social e Racial no Brasil, 1917-1945. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
(constante da bibliografia da Unidade III do Módulo I)
LESSER, Jeffrey. Legislação Imigratória e dissimulação racista no Brasil (1920-1934). Arché, vol. 3, n° 8: 79-98, 1994.
Constante da bibliografia da Unidade III do módulo I)
As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição
Autores : Luciana Jaccoud, Rafael Osório, Sérgio Soares
Mário Teodoro (org)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – novembro de 2008
Orientações e Ações para a educação das relações étnico-raciais
Secretaria de educação continuada, alfabetização e Diversidade –SECAD
Brasília- 2010