Projeto
“Erradicação da Evasão Escolar”
Projeto Básico
1-
Considerações
gerais sobre a Instituição proponente
O Grupo de trabalho (G4) do Curso de
Pós Graduação Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça da Universidade
Federal do Espírito Santo vem se dedicando à abordagem de questões ligadas às
Políticas Públicas de Gênero e Raça, mais especificamente sobre Igualdade de
Gênero e Raça na educação formal. Nosso trabalho recai sobre a Evasão Escolar na Escola Municipal de
Educação Básica, “Julieta Deps Tallon”,
do município de Cachoeiro de Itapemirim, localizada no bairro mais populoso do
maior município do sul espírito Santense, bairro Zumbi, com predominância
étnico-racial negra (afro-descendente).
O G4 é composto por profissionais com diferentes
formações, como pedagogo, advogado, membro do movimento negro, policial civil, assistente
social, psicóloga e educadora física. Esta heterogeneidade (diversidade) das
funções exercidas pelos membros do grupo, possibilita uma
identificação/investigação acurada das causas da evasão escolar, e por
conseguinte, podem ser propostas ações mais amplas e multidisciplinares, que levem a contribuir de alguma maneira para
redução/erradicação da
evasão escolar. Tais ações/estratégias devem intervir positivamente para
assegurar o direito dos/as adolescentes da Escola ‘Julieta Deps Talon’ a
aprender, o que só será viabilizado caso permaneçam na escola.
2-
Justificativa:
De acordo com dados históricos, o Brasil foi o país que
mais recebeu escravos negros durante o seu período de colonização e atualmente
possui a segunda maior população negra, população esta que sofreu durante
séculos com a dominação física, social e cognitiva principalmente por parte da
população de origem européia. Durante séculos os negros foram vistos pela
sociedade como incapazes e sujeitos a todo tipo de maus tratos, preconceitos e
discriminação social, mesmo quando foram considerados libertos, sem uma
política pública, acabaram por se tornarem escravos/as não de um senhor de
engenho, mas de uma sociedade capitalista, onde foram obrigados a trabalhar nos
setores mais pesados e de menor capacitação profissional.
Este paradigma prevaleceu durante décadas a
fio, e os negros brasileiros permanecem em situação de desigualdade. A escola
que deveria contribuir para a promoção desse grupo racial, infelizmente aponta
a uma realidade educacional deste grupo que confirma a intensidade e o caráter
estrutural da discriminação racial. Estudos mostram que o analfabetismo
atinge 4,5% dos brancos entre 15 e 25 anos e 13% dos negros nesta mesma faixa
de idade. Sete em cada dez negros/as não conseguem completar o Ensino
Fundamental e, segundo o IBGE, apenas 2,2% dos que conseguiram ingressar na
universidade são negros, contra 80% dos brancos.
A partir de março de 2003, quando foi sancionada a Lei no
10.639/2003, o debate sobre promoção da igualdade das relações étnico-raciais
nas escolas ganha intensidade. Esta lei surge em resposta a reivindicações
históricas de pessoas e grupos do movimento social negro, que de diferentes
maneiras, têm-se empenhado na busca de uma política publica de educação e de
ações concretas contra o racismo, o preconceito e as discriminações raciais na
sociedade de forma geral.
Com base nestes fatos, o presente trabalho tem como
objetivo propor uma reflexão sobre o alto indicie na evasão escolar,
partindo-se da análise estatística dos índices de evasão escolar no Estado do
Espírito Santo e centrando-se o levantamento desta evasão na Escola Municipal
de Educação Básica “Julieta Deps Tallon”,
no ano de 2012. As estatísticas apontam para números preocupantes, o que
justifica a pesquisa em torno deste assunto, pois o desvendamento de suas
causas e o apontamento de estratégias de combate e intervenção torna-se crucial
e urgente.
A Escola Julieta Deps Tallon é formada em sua maioria por
estudantes negros, logo, se estudarmos as causas da evasão nesta escola e
através das ações propostas conseguirmos intervir
de forma positiva para Erradicarmos/extinguirmos esta violação de Direito, estaremos
beneficiando diretamente a princípio os/as adolescentes negros/as da referida
escola e seus familiares, e indiretamente os não-negros, e os/as professores/as
desta escola, assim como toda a comunidade do entorno, podendo num futuro bem
próximo estender-se a outras, inclusive da educação infantil, ensino médio e
quiçá superior localizadas neste ou em qualquer outro da federação.
Mais do que buscar as diferentes razões sociais,
culturais, econômicas e estruturais que explicam os alarmantes índices da
evasão escolar, principalmente, pela população negra, esse estudo procura compreender
suas necessidades desse grupo dentro de uma sociedade em constante modificação.
3-
Objetivos:
Instituir
na Escola “Julieta Deps Tallon” o Programa de Erradicação da Evasão Escolar,
partindo das causas identificadas, apresentando possibilidades de intervenção e
de transformação da realidade socioeconômica e cultural.
4-
Objetivos
Específicos:
- Buscar a garantia da eqüidade como uma dimensão inerente à
qualidade educacional;
-
Propor a dinamização de interações que elevem a auto-estima dos alunos;
- Suscitar com os
educadores a discussão sobre a evasão escolar dos negros;
- Traçar, juntamente com o
espaço educacional, estratégias de ação para o combate a evasão escolar;
-
Criar nos/as alunos/as perspectivas de que poderão ser os/as profissionais de
seus sonhos;
-
Dialogar com Pedagogas/os e gestores/as o entendimento sobre a construção
social do racismo e da intolerância religiosa e suas responsabilidades pela
atenuação das desigualdades sociorraciais e pela implementação efetiva da Lei
10.639/03-11645/08;
5-
Metas/Produtos/Resultados
Esperados
Através da verificação das causas para
a evasão escolar dos/as estudantes negros/as do 6º ao 9º ano da Escola “Julieta
Deps Tallon” da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim busca-se
alcançar o retorno à escola de 100% dos alunos/as evadidos/as. Isso será
possível apenas com investimento em políticas públicas preventivas, focalizadas
nas causas da evasão, evitando que esses adolescentes interrompam seu ciclo
escolar. Essa permanência na escola deverá se dar de forma plena, ou seja, não
basta o aluno/a estar apenas freqüentando a escola regularmente, é necessário
que ele de fato se sinta parte do processo educacional, compreendendo a
importância dos estudos para o pleno exercício de sua cidadania, através do
fortalecimento de sua auto-estima.
6-
Público
- Alvo:
Estudantes negros do 6º ao 9º ano da
Escola “Julieta Deps Tallon” da rede municipal de ensino de Cachoeiro de
Itapemirim, localizada no bairro Zumbi.
7-
Metodologia/Estratégia
de Ação:
-Levantamento de dados na
ficha de matrícula dos alunos para identificar os alunos evadidos;
- Visita domiciliar as
residências dos alunos com convite para a reunião a ser realizada na escola do
bairro (mobilização) e verificar as possíveis expressões da questão social que
levou à evasão, realizando uma avaliação socioeconômica cultural;
- Reunião com pais dos/as
alunos/as evadidos, juntamente com os educadores, com abordagem grupal para
estes mostrarem possibilidades de sugestões de mudança desta realidade;
- Tabulação dos dados
coletados com confecção de gráficos para monitoramento;
- Fornecer o produto deste
trabalho para a Secretaria Municipal de Educação, apontando as possíveis formas
de intervenção.
8-
Prazo:
O projeto será realizado
durante o ano letivo de 2012.
9-
Sustentabilidade:
Os/as componentes do grupo
devem se responsabilizar, fazendo parcerias com o movimento negro, Secretaria
de Educação, iniciativa privada e a comunidade, possibilitando assim que estes
possam se apropriar do projeto.
Em se tratando da
Secretaria de Educação deve-se garantir que este Projeto se torne um programa
municipal.
10- Detalhamento dos Custos:
Especificação
|
Qtde.
|
Valor Unitário
|
Valor Total
|
Canetas em caixa
|
02
|
25,00
|
50,00
|
Papel A4 (caixa)
|
02
|
150,00
|
300,00
|
Pincel para lousa
|
10
|
3,00
|
30,00
|
Passagem de transporte
coletivo
|
150
|
2,15
|
322,50
|
Câmara Digital
panorâmica, 14.1
|
01
|
530,00
|
530,00
|
Projetor de multimídia
|
01
|
1.200,00
|
1.200,00
|
Netbook
|
01
|
800,00
|
800,00
|
Lanche para encontros
|
04
|
250,00
|
1000,00
|
TOTAL
|
-
|
-
|
R$ 4682,50
|
11- Declaração de Contrapartida:
O grupo se compromete a executar o
projeto gratuitamente realizando todo o ciclo das políticas públicas.
12- Declaração de Adimplência:
Atestamos para os devidos fins que o
grupo não possui debito junto a qualquer órgão da administração pública.
Plano de Trabalho
1 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Meta
|
Etapa/fase
|
Especificação
|
Início
|
Término
|
1
|
1
|
Levantamento de dados na ficha de matrícula
dos alunos para identificar os alunos evadidos;
|
Jun 2012
|
Jun 2012
|
2
|
2
|
Visita domiciliar as residências dos alunos
com convite para a reunião a ser realizada na escola do bairro (mobilização)
e verificar as possíveis expressões da questão social que levou à evasão,
realizando uma avaliação socioeconômica cultural.
|
Jun 2012
|
Jun 2012
|
3
|
3
|
Reunião
com pais dos/as alunos/as evadidos, juntamente com os educadores, com
abordagem grupal para estes mostrarem possibilidades de sugestões de mudança
desta realidade;
|
Jul 2012
|
Jul 2012
|
4
|
4
|
Tabulação
dos dados coletados com confecção de gráficos para monitoramento;
|
Ago 2012
|
Ago 2012
|
5
|
5
|
Fornecer o produto deste trabalho para a
Secretaria Municipal de Educação, apontando as possíveis formas de
intervenção.
|
Set
2012
|
Set
2012
|
2 - PLANO DE APLICAÇÃO
Natureza
da Despesa
|
Total
|
Concedente
|
Proponente
|
|
|
Especificação
|
|||
|
Transferência
do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial
|
4.682,50
|
4.682,50
|
-
|
Total
Geral
|
4.682,50
|
4.682,50
|
-
|
3- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$
1,00)
CONCEDENTE
Jun/12
|
Jul/12
|
Ago/12
|
Set/12
|
Out/12
|
Nov/12
|
4.682,50
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
Dez/12
|
|||||
-
|
PROPONENTE
(CONTRAPARTIDA)
Jun/12
|
Jul/12
|
Ago/12
|
Set/12
|
Out/12
|
Nov/12
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
Dez/12
|
|||||
-
|
Grupo proponente:
Alessandra de Oliveira Pereira
Carla Mognato Scardua
Flávia Carvalho Bitencourt
Manoel Alves Oliveira
Mirella Leandro Oliveira de Assis
Vanderlei da Costa Alves
Wagno Bezerra Manguinhos
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