BEM-VINDOS!!!





Sejam bem-vindos ao Blogfólio "Educação e Igualdade" da Especialização de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça do Pólo de Cachoeiro de Itapemirim/ES.




segunda-feira, 26 de março de 2012


  

                A NEGAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Em a negação do Brasil, Joel Zito  lança combustível, de maneira positiva, sobre a participação dos/as negros/as na mídia.
O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
Em contrapartida no município de Cachoeiro de Itapemirim estamos vivenciando a negação da educação, que se convencionou chamar de Correção de Fluxo Ou seja: os alunos com idades defasadas para o ano escolar em que se encontram, em sua maioria do 6º ao 9º, são colocados, todos, em uma mesma sala de aula para cursarem o último ano da série, em outras palavras, o 9º ano. Mesmo sem conhecimento para tal, é garantido ao mesmo 99% de aprovação. Só que ao chegarem ao 1º ano do ensino médio é que outras conseqüências vão se evidenciando, como por exemplo: a falta de conhecimento mínimo para acompanhar os conteúdos ministrados, o que automaticamente causa desmotivação no aluno, levando-o muitas vezes a ficar disperso na aula, além de causar uma baixa na auto-estima do estudante. Além disso, esta situação é favorecedora da evasão escolar. 
Diante do fato, constatamos que um direito previsto em nossa carta magna, ou seja, uma educação para todos de qualidade, está sendo negado.


Vanderlei da Costa Alves